Já faz um bom tempo que recebi essa piada e hoje decidi compartilhar aqui, apesar de não ser a finalidade deste blog. Rir faz bem em qualquer hora, né?
Hoje presenciei uma situação que me fez lembrar essa piada. É que a história me fez pensar muito sobre o JUSTO e o CORRETO. Pensamos que os dois são a mesma coisa, mas aos olhos da “Justiça” eles são bem diferentes.
Não dei grandes gargalhadas, mas achei a pequena história inteligente e engraçada, uma amiga minha adorou e distribui cópias para muitas pessoas em sua empresa… pra que todos saibam a quase imperceptível diferença entre ser justo ou correto.
Segue a anedota!
DOIS MAGISTRADOS NO MOTEL
VEJA E… APRENDA A DIFERENÇA ENTRE CORRETO E JUSTO
Coincidentemente, dois juízes encontram-se no estacionamento de um motel e, constrangidos, reparam que cada um estava com a mulher do outro.
Após alguns instantes silentes e de “saia justa”, mas mantendo a compostura própria de magistrados, em tom solene e respeitoso um diz ao outro:
- Nobre colega, inobstante este fortuito imprevisível, sugiro que desconsideremos o ocorrido, crendo eu que o CORRETO seria que a minha mulher venha comigo, no meu carro, e a sua mulher volte com Vossa Excelência no seu..
Ao que o outro respondeu:
- Concordo plenamente, nobre colega, que isso seria o CORRETO, sim… no entanto, não seria JUSTO, levando-se em consideração – que vocês estão saindo e nós estamos entrando…
Aprendeu?
O que vem a ser justo pra cada um, ou seja, o que é justo pra você e o que é justo para os outros?
O que vem a ser correto pra você, e o que vem a ser correto para os outros?
Cada caso é um caso!
Teríamos que ser justo com todos e isto é inviável, porque neste mundo dual se um ganha, alguém perde! Posso estar sendo justo com alguém, porem no mesmo caso sendo injusto com outro... Posso vir a ser correto com um e ao mesmo tempo, e no mesmo caso, ser incorreto com outro...
Concluo, portanto, no entanto, entretanto, que nem sempre se é justo o que está correto, e nem sempre o que se está correto venha ser o justo para com todas as partes envolvidas!! É muito complicada esta questão!
Este é meu ponto de vista hoje... Posso vir a mudar amanhã , caso seja injustiçado ou caso alguma coisa não esteja correto conforme minha necessidade!!
Interessante. Nos leva a refletirmos. Gostei muito. Parabéns.Ceiça.prof. Macapá.Ap.
ResponderExcluir