Acompanhar
28 people are following Julio Cesar Rodrigues DaCunha. Be the first of your friends.

Venha para minha Rede de Amigos no Facebook: Clique no Cantinho do Guerreiro - Cadastrado desde 12/10/2008.

Conheça também minha Rede de Amigos no Twitter: Clique em JulioCRCunha - Cadastrado desde 16/10/2009.

Acesse aqui o GMAIL ou entre em contato por e-mail.: jcrcunhaurbana@gmail.com

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Caos na Saúde Pública - Isso é uma Vergonha!


Que nosso país vive num caos constante é inegável e inaceitável. São tantos problemas nacionais que nos atingem direta ou indiretamente, mas talvez um dos mais graves seja a saúde pública. 

Hoje no JORNAL NACIONAL, nós cidadãos mato-grossenses seremos expostos ao ridículo, no quesito da Saúde Pública precária e esquecida no completo abandono do poder público local, tanto de Cuiabá quanto no de Várzea Grande. Não são todas as cidades desse Estado que devem ser banalizadas com o a realidade que vai ser mostrada hoje a nível nacional. Existem muitas cidades do interior de nosso Estado, que conseguem ainda manter o mínimo de decência, zelo, cuidados e até mesmo um pingo de respeito e carinho com o paciente local.

Mesmo não tendo recursos suficientes vindo dos poderes federais, determinados  municípios de nosso Estado, como em Porto dos Gaúchos, ainda conseguem sobreviverem ao caos instalados, tentando acima de tudo, prezar pelo amor ao próximo. Em nossa cidade temos mais de um médico, contudo, em muitos outros municípios são médicos que, sozinhos, ainda conseguem precariamente atender milhares de pessoas ao mesmo tempo, às vezes sendo até desrespeitados por uma falta de compreensão de pacientes que, já não agüentam mais o descaso e o desrespeito para com o seu devido atendimento. 

Contudo generalizar a todos, sem exceções, é cometer crime maior do que já se vê estampado no caos instalado das grandes cidades. Não basta ter o profissional disponível, tem de se ter instalações descentes, material disponível, equipamento mínimos necessários... é isso, em nossa cidade podemos constatar a existência e funcionamento. Quando falta algum equipamento específico visualiza-se o encaminhamento para a Capital, mediante atenção de um procurador disponibilizado a levar o paciente até onde ele precisa, dando-lhe todo apoio que o município consegue diante seus recursos próprios, até mesmo na mantença das casas de apoio.



Assim sendo, nossa cidade de Porto dos Gaúchos, independente da situação política de quem quer que esteja no poder administrativo, seja ele, da situação ou da oposição (pois aqui não cabe falar em Democracia), o que importa enfim é que nosso município não pode fazer parte dessa BANALIZAÇÃO GERAL da saúde pública que será mostrada hoje. 

Porto dos Gaúchos tem atendimento descente e digno, pois mesmo sendo município pequeno, temos varios postos de atendimentos em situações dignas. Temos um Hospital muito bem preparado para o que a cidade precisa e com toda higiene nescessária. Se não temos mais... é porque os poderosos não vêem tal necessidade..., talvez por se tratar de um município considerado de porte mínimo para o máximo de nescessidades básicas atendidas, talvez por que não querem mesmo ver ou fazer a mais por todos que lá residem. 

Enfim, ganhar uma eleição não é sinônimo de poder absoluto, principalmente quando se precisa “insistir” em recursos que não precisariam sequer serem solicitados, pois, deveriam ser questões de prioridade nacional de ação e não de campanhas. Falam-se em dar prioridades, mas por toda a vida foi preciso implorar pela dignidade no atendimento. Os administradores fazem sua parte, contudo, os poderosos só lhes tiram vantagens e mais nada. Por isso, não nos cabe aqui, neste momento, falar de qualquer administrador ou partido que esteja a frente, quer nesse momento ou em momentos passados, nem mesmo em futuros. Que todos façam a sua parte, de forma digna, justa e correta!

Que essa reportagem de hoje possa enfim acabar com os desleixos dos governantes deste Estado e que enfim, façam o justo e o correto e que não troquem isso pelo mal feito e pelo descaso total. Que nossas poucas cidades do interior, continuem em sua dedicação constante em amor ao seu próximo... mesmo que ainda continuem a lhes faltar os devidos recursos necessários, porem, jamais deixando-se cair no descaso e desrespeito para com aquele que paga seus impostos e merece continuar tendo o mínimo de dignidade vinda da saúde pública, bem como de todo e qualquer setor da necessidade humana. Aos munícipes coragens... aos enfermos não vou pedir para que sejam mais do que já os são... “PACIENTES”!!!! 

Os brasileiros devem exigir seus direitos e sair da ignorância e enfrentar realmente o problema, não apenas denunciar, mas as autoridades devem tomar medidas efetivas.

O Brasil precisa sair da podridão de um governo fétido que insiste em mesmos erros. Nossa nação tem o direito de experimentar a plena honestidade em sua administração, talvez uma utopia que nunca será alcançada, mas a melhor maneira de se realizar algo impossível é acreditar que é possível realizar qualquer coisa. 

Sabemos que é necessário expor a situação a nível nacional para que providências sejam tomadas, mas é preciso acima de tudo, dar a mão à palmatória, é preciso separar o “joio do trigo”, é preciso “amar mesmo sem ser amado”... Por fim, “é preciso saber viver!!!” 

Procure aqui: